Livros

Sobre o Fascismo, a Ditadura Militar e Salazar

Pela primeira vez são reunidos todos os textos que Fernando Pessoa escreveu sobre fascismo, Ditadura Militar e Salazar.
Metade dos textos são inéditos.
José Barreto demonstra que são falsas as teorias de um Pessoa pró -fascista, apresentando dezenas de textos em que o escritor ataca os regimes totalitários e ridiculariza )guras como Salazar, Mussolini ou Lenine.

«Seguimos o princípio contrário ao do tio Mussolini e ao do abade Lenine. Desoprimir! Tornar os outros diferentes do que nós queremos! Ensinar cada homem a pensar pela sua cabeça e a existir com a sua existência — só com a sua existência.»
Fernando Pessoa, 1925

Fernando Pessoa deixou milhares de páginas, na maioria inéditas, com re[exões sobre a sociedade e a política do seu tempo. De singular independência crítica, as suas análises assentam numa vasta cultura, fruto do autodidactismo e da formação britânica. Na fase de maturidade contemplada nesta recolha – entre 1923 e a sua morte, em 1935 – Pessoa assistiu ao advento do autoritarismo político: o triunfo do fascismo em Itália, a instauração de ditaduras militares em Espanha e Portugal, a tomada do poder pelos nazis na Alemanha e a formação do Estado Novo de Salazar.
O seu pensamento político seguiu um trajecto por vezes sinuoso e hesitante, que o levaria da crítica demolidora da República democrática a uma defesa condicional da Ditadura Militar e, por )m, à rejeição do salazarismo, expressa inequivocamente no ano )nal da sua vida. Aliás, Pessoa foi pioneiro na condenação simultânea do comunismo e dos fascismos. Nacionalista místico, individualista radical e conservador liberal de “estilo inglês”, sempre céptico da democracia e do Estado, acabou silenciado pelo regime de Salazar quando interveio publicamente em nome da liberdade do espírito e da dignidade humana.

http://www.fnac.pt/Sobre-o-Fascismo-a-Ditadura-Militar-e-Salazar-Fernando-Pessoa/a855571#ficheResume

Fale connosco